Cores – Harmonias Cromáticas – Monocromática

images (3)

Só para não começar a falar de monocromático sem antes falar um pouco mais das cores suas influências e impactos nos ambientes, vou falar rapidamente o que cada uma pode causar (Na verdade o que eu achei mais importante, nesse primeiro momento). As cores frias dão impressão de amplitude ao ambiente, já as quentes “diminuem” o espaço. Em compensação as quentes são mais acolhedoras em relação às frias.

Atuarão na intensidade da cor as características que envolvem as superfícies onde serão aplicadas, como textura, quantidade de luz incidente, tipos de acabamento, entre outros.

images (5)

Círculo Cromático. Nessa imagem dá pra perceber bem as variâncias dos tons de cada cor, dos mais escuros para os mais claros.

Harmonia Monocromática

Como o próprio nome diz, é a que emprega uma só cor, porém podem existir várias tonalidades dessa cor no ambiente monocromático. Optar por usar diferentes tons no ambientes (dos mais forte aos mais suaves), ajuda a dar mais movimento ao ambiente, deixando-o mais interessante. E claro, nesse tipo de harmonia cromática devemos abusar das texturas. A harmonia monocromática é muito interessante de ser trabalhada em pequenos ambientes. E também podemos incluir cores neutras (Preto, branco e cinza) no projeto monocromático.

Imagens: Google

Fontes: Projetando Espaços – Design de Interiores (Miriam Gurgel) e Arquitetura de Interiores e Decoração – A arte de viver bem (Clarice Mancuso)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s